Deixe um comentário

COSMÉTICOS – MAIS DO QUE SÓ UM ROSTINHO BONITO

untitled

Os conhecimentos da indústria farmacêutica e pesquisas de novos ativos naturais estão sendo usados na fabricação de cosméticos com uma ação mais efetiva em relação àqueles que agem superficialmente na pele. Prometem melhorar a sustentação e elasticidade da pele e combater o envelhecimento com a ajuda de colágeno e elastina. O ramo da fabricação desses produtos é denominado cosmecêutica, que é a junção de remédios e hidratantes com funções terapêuticas.

Mas está acontecendo uma contradição, entre dermatologistas, cosmiatras e cosmetólogos, a respeito desses produtos. Pois, a princípio, somente os remédios podem mudar a fisiologia da pele, e não os cosméticos. Mesmo assim esses produtos estão invadindo o mercado e agradando as consumidoras. E apesar de medicamentos manipulados superarem os cosmecêuticos, médicos já estão começando a recomendar o produto na prevenção de primeiros sinais do tempo.

COSMÉTICOS X ENVELHECIMENTO

Os produtos cosméticos agem sobre o fotoenvelhecimento, provocado pela exposição incorreta ao sol e que, de acordo com os profissionais, é mais prejudicial do que o envelhecimento intrínseco, ou seja, aquele que ocorre naturalmente. Portanto, a principal arma desses cosméticos, para a prevenção, é o uso do filtro solar, que está sendo um componente indispensável na fórmula desses produtos.

De acordo com alguns dermatologistas e farmacêuticos, a diferença entre os antigos cosméticos e os atuais cosmecêuticos é que estes potencializam a ação das substâncias mais ativas. Por outro lado, as vitaminas, conhecidas como bons antioxidantes, já são acrescentadas aos produtos.

São utilizadas vitamina A, que diminue rugas, linhas de expressão e manchas; vitamina C, que clareia, ajuda na produção de colágeno e protege a pele da agressão solar; ouro, cobre e hidratantes, que firmam a pele e ajudam na produção de colágeno e elastina.

Efeitos sobre a pele

Existem três tipos de produtos que agem em prol da beleza e da redução dos sinais:

Cosméticos

Produtos voltados para o embelezamento. São cremes hidratantes e também os filtros solares, que melhoram a pele de forma superficial, sem modificar as condições fisiológicas.

Cosmecêuticos

É apresentado como um produto de qualidade superior, que age nas camadas mais profundas da pele e melhorando na produção de colágeno, que junto com outras vitaminas e princípios ativos garante pele mais firme, elástica e com menos rugas.

Medicamentos

São produtos que só podem ser prescritos por médicos e que podem mudar a fisiologia da pele. Eles melhoram a irrigação da pele, diminui manchas e aumenta a produção de colágeno. Sua ação é muito mais intensa e as diferenças na pele mais significativas, em relação aos cosmecêuticos, porém há um risco maior, fato que comprova a necessidade de prescrição médica.

REVISTA GALILEU (www.revistagalileu.globo.com)

Edição 144 – Jul/03

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Peniscilina :9

Serviço de Informação e Comunicação!

Mundu Virtual

Trabalhos de SIC

Filtro dos sonhos

This WordPress.com site is the cat’s pajamas

wayward daughter

blog para aula de SIC

N.O.D

Noticias Opiniões e Discussões

2013agora

Blog de Gabrielle e Marcela

mochine

Gabriela Ohy e Alexa Azevedo

ETECAP-Zuera

I used to be an adventurer like you but then I took an arrow in the knee

Beyond the mirrors

Gabriela Mattos e Jéssica Fernandes, estudantes da ETECAP . 2º A

SIQUETECAP

Serviço de Informação e Comunicação!

Cars, motorcicles and others by Pedro A. Zaidan

Blog dedicated to my father, Octavio Zaidan, an admirer of vehicles on wheels

%d blogueiros gostam disto: